quinta-feira, 30 de julho de 2009

E ENTÃO... VAMOS CAMINHAR?


Pois é, depois de tantas mudanças e re-direcionamentos estruturais na vida da igreja, estamos, enfim, chegando ao momento de iniciar e recomeçar várias atividades da nossa vida comunitária. O que compartilho abaixo são informações para o seu conhecimento e, de forma intrínseca, um chamado à ação:

O.R.E. - ORIENTAÇÃO E RESTAURAÇÃO EXISTENCIAL
Trata-se de uma iniciativa terminantemente "terapêutica" promovida para o aprofundamento da formação espiritual dos discípulos que fazem parte da Vineyard BH. 
Nosso propósito aqui é estender o cuidado e a ministração do poder do Reino de Deus a todas as áreas existenciais das pessoas: física, emocional e espiritual.
Na área física, em breve, teremos alguns médicos ficando pelo menos uma vez por semana de plantação na Casa da Vinha para "socorrer" as pessoas que precisarem de algum tipo de consulta- clínica - emergencial. Isto se destinará àquelas pessoas que no momento não tem condições de dirigirem-se de imediato a algum posto de saúde ou que não possuem nenhum tipo de plano de saúde. Tais pessoas deverão seguir o procedimento informado pelos responsáveis da área.
Na área emocional, uma vez que Deus tem nos presenteado com pessoas maduras e profissionalmente capacitadas para tal, teremos dentre outras coisas a continuidade da "arteterapia" como ocorreu no ano passado. A informações também deverão ser adquiridas com os responsáveis pela área.
Na área "espiritual", temos a equipe de presbíteros (pastores gerais da igreja) disponíveis para atendimentos e orientações conforme as necessidades das pessoas. Informações e agendamentos deverão ser feitos através do escritório da igreja.

ESCOLA DE DISCIPULADO E MISSÃO
A partir de Setembro, estaremos voltando com a Escola de Discipulado da Vineyard BH. É uma iniciativa destinada àquelas pessoas que desejam ser treinadas, na teoria e na prática, para um desempenho mais profundo no discipulado, na vida cristã, no exercício de seus dons, em missão e nos primeiros passos de um treinamento de liderança e multiplicação de comunidades do Reino. As informações sobre datas, inscrições e funcionamento estarão em breve disponíveis no Site da Vineyard BH bem como nos panfletos distribuídos nos encontros da igreja. As pessoas que começaram a fazer a Escola e ainda não concluíram devem já se preparar para retomar essa caminhada de formação. Já contatamos alguns líderes do Movimento Vineyard do Brasil e de fora, que estarão, ao longo do semestre, ministrando na Escola.

EXPRESSO COMPAIXÃO
O nome já diz tudo. No entanto, é imprescindível que se esclareça aqui o propósito dessa iniciativa de serviço: diz respeito à mobilização da igreja para estender o socorro, motivado exclusivamente por compaixão, às pessoas e famílias carentes com as quais convivemos nas áreas nas quais atuamos como Comunidades Pioneiras. É extensão da missão prática da igreja. No entanto, na Casa da Vinha, já existe o salão do Expresso Compaixão, ond já estamos recebendo e catalogando doações de alimentos, roupas e eletrodomésticos para realizar essa tarefa. É um expresso por não ser um Departamento. É um iniciativa móvel que tem por objetivo socorrer e, de forma alguma, arrastar pessoas para a igreja. Queremos dar - de graça - o que de graça temos recebido, e isso inclui: bens materiais, presença, companhia, atenção, cura etc...
Além das investidas nos locais onde estaremos praticando essa missão, também precisaremos de voluntários para nos ajudar a colocar as coisas em ordem no que, por enquanto, estaremos chamando de "armazém" do expresso compaixão: catalogando pessoas e famílias, montando cestas básicas, restaurando objetos, consertando e organizando roupas etc... Portanto, é só querer participar que as portas já estão abertas.

RETIRO
No mês de setembro estaremos realizando o nosso III Retiro Sopro de Renovação. É, de fato, um retiro "espiritual" que, novamente, está sendo planejado para renovar a dinâmica espiritual na vida de todos os discípulos de Jesus que caminham, ou que desejarem caminhar, conosco: devoção, adoração, comunhão, meditação etc... 
Será um retiro aberto a todos os interessados: de dentro e "de fora" do contexto de nossa comunidade. Os detalhes também serão informados nos encontros da igreja e, em breve, aqui mesmo neste Blog. No entanto, esteja já preparando-se e tornando sua agenda disponível para esse momento. 

Se você pensar que é só isso, errou. Mas, as outras iniciativas serão compartilhadas depois. Por hoje, isso parece ser o suficiente para que você se inteire dos fatos e se envolva na dinâmica da vida em comunidade.

Lembre-se: não se trata de programas ou eventos. Antes, são as iniciativas práticas que estamos disponibilizando a partir dos dons e recursos em nosso meio, bem como objetivando ajudar no crescimento e amadurecimento da igreja, além, é claro, de caminharmos na prática de tudo o que estamos "aprendendo" da parte de Deus por aqui.

As informações sobre o que foi descrito acima poderão ser adquiridas com detalhes com um dos membros da Equipe Pastoral (Diáconos e Presbíteros).

E então... Vamos caminhar?

Grande abraço, com muita paz e alegria!

Celso Tavares

quarta-feira, 29 de julho de 2009

ENCONTROS [BEM] INTENCIONADOS

Domingo é dia de festa!
Quantas vezes já ouvimos esta frase? Inúmeras, com certeza.
Porém, ela fica mais impactante quando estamos nos referindo a algum evento com o qual nos relacionamos. No nosso caso, porém,  trata-se não de um evento, mas de um momento - é o encontro da igreja.

Pois é, a nossa comunidade aos domingos caminha para um encontro: as pessoas vão em direção a Deus, no mesmo sentido, e além de se encontrar com ele, acabam encontrando umas com as outras. É um encontro festivo!

Desde o domingo, 26 de julho de 2009, os encontros semanais que chamamos de "celebração" estão ocorrendo no período das 10h às 12h da manhã.  Esses encontros acontecem no local que chamamos de Casa da Vinha: Rua São Bartolomeu, 251 - Nova Floresta, em BH. Fica a dois quarteirões da Rua Jacuí.

Certamente, é uma grande oportunidade para experimentarmos a graciosa Presença de Deus e as bênçãos que fluem a partir deste fato: adoração, comunhão, confraternização, ministração e outras coisas mais. Vale a pena conferir. Afinal, é aquela velha história: "Não basta saber... Tem que participar!"

Ou, melhor, como dizem os antigos: "Boba é a pessoa que deixar de ir!"

Paz e alegria a todos!

Celso Tavares