segunda-feira, 17 de maio de 2010

MEDITANDO AO LONGO DA SEMANA

Os textos bíblicos relacionados abaixo o ajudarão a compreender mais do que está sendo ministrado em nossas reuniões e, certamente, proporcionará alimento para o seu espírito:

  • SEGUNDA,17/05 - Êxodo 3:1 à 4:17
  • TERÇA, 18/05 - Êxodo 14:1 à 15:21
  • QUARTA, 19/05 - Marcos 1:1-15
  • QUINTA, 20/05 - Isaías 4:1-5 e 35:1-7
  • SEXTA, 21/05 - Daniel 2 e 7
  • SÁBADO, 22/05 - 1ª Carta de João 3:8 e Lucas 4:14-21
  • DOMINGO, 23/05 - Mt. 12:22-28
Como temos ensinado e praticado na igreja, sugerimos que em seus momentos de meditação(devocionais), observem os seguintes princípios:


  • 1º - Leitura - Leia o texto mais de uma vez. Leia-o no mínimo 3 vezes antes de passar à próxima etapa!
  • 2º - Medite - Observe o que o texto todo diz e os detalhes de suas informações
  • 3º - Ore - Ore constantemente, a fim de que o Espírito de Deus lhe conceda luz e entendimento da Palavra dele "para você"!
  • 4º - Contemple - Imagine... Deixe as palavras ganhar formas, sons etc. Isso é interação espiritual com a palavra de Deus. Por isso, não faça isso com pressa!
  • 5º - Anote - Escreva num caderno, num bloco ou mesmo no computador...o que está compreendendo que Deus está ensinando à você, para a sua vida. Se quiser, enquanto "ora" e "contempla", vá escrevendo uma oração sincera a Deus. Isso é muito significativo eo ajudará a assimilar o que o Espírito de Deus está transmitindo ao seu coração!
  • 6º - Aplique - A intenção de Deus ao nos transmitir a Sua "Palavra" é que a ouçamos a fim de colocá-la em prática, e não acumular conhecimento. Busque colocacá-la em ação... e faça isso antes que os "assaltantes da mente" lhe peguem de surpresa.
Portanto, ore pedindo e recebendo de Deus a capacitação para colocar em prática, em sua vida pessoal, o que Ele lhe falar. Torne-se "praticante" da palavra, e não apenas "ouvinte" para que não seja enganado por você mesmo(Tg. 1:22)!


Que o Reino de Deus venha hoje às nossas vidas, e que a vontade e poder dele manifestem-se em nós hoje, assim como já se manifesta nos céus!


Celso Tavares

terça-feira, 11 de maio de 2010

UMA PESSOA INTEGRALMENTE ABENÇOADA

Ao anunciar nossa celebração do dia das mães – do domingo passado -, eu havia escrito no Blog a seguinte frase: “Mãe: só de falar, dá vontade de celebrar!” Pode ser que muitos concordem, mas que talvez existam outros que discordem... o que não leva a mudar o que sinto... Celebrar o dia das mães é festejar a dádiva da vida humana! Mãe e mulher são duas palavras que se casam perfeitamente: há um sentimento romântico, musical, quase místico ao pensar na essência destes dois termos... É beleza, ternura e sensibilidade!
 
       Como algumas pessoas não puderam estar presentes na celebração do domingo, e várias das que estiveram sentiram-se abençoadas pela reflexão que ministrei, decidi compartilhá-la aqui, de maneira reduzida, a fim de edificar a vida e o coração de pessoas (homem, mulher, mães, pais, filhos) que desejam viver uma vida integralmente abençoada.
       Uma das personagens bíblicas que mais me inspira, neste aspecto, é Maria, a Mãe de Jesus, e é a partir da vida e da experiência dela que quero convidá-lo a meditar comigo


LEITURA BÍBLICA: Lucas 1:26-38,46-50


MARIA: RETRATO DE UMA PESSOA BEM AVENTURADA


FOI UMA JOVEM COM SONHOS PESSOAIS, MAS CORAÇÃO ABERTO PARA DEUS
       A Juventude é marcada por: transição, dúvidas, sonhos e escolhas. É, ou foi, assim com todos nós. Não há porque pensar que com Maria havia sido diferente. Maria tinha sonhos... estava já a caminho do casamento: o sonho da vida a dois, de sua própria casa, de seus filhos, das experiências sociais que viveria no futuro, exatamente como ocorre com cada um de nós.
      Foi na sua juventude que vivenciou a grande virada na vida: foi visitada por Deus! Foi exatamente na fase de tomar decisões, que o momento de optar lhe visitou. Possivelmente, antes do que ela imaginava. Mas, foi a abertura de seu coração para a fé e a manifestação de Deus que a fez experimentar tal guinada na vida. Por isso é sempre bom lembrar que nossas escolhas estão na raiz de nosso estilo de vida.
      Deus não abomina os nossos sonhos! Deus não entrou em cena para desfazer os sonhos de Maria, como também não o faz conosco, embora muitas vezes pensemos nele como um exigente destruído de sonhos – um desmancha prazeres! O que está claro, pela vida de Maria e de todas as pessoas que Deus escolheu, e com quem caminhou, é que Ele simplesmente tem caminhos perfeitos para nós . Algumas vezes nossos sonhos ficam em harmonia com a vontade dele, noutras, é preciso reajustes e disposição para sonhar de novo... um novo sonho!


FOI UMA MULHER QUE CONVIVEU COM OS IMPREVISTOS DA VIDA
Algumas coisas com as quais Maria, certamente, não contava, mas lhe ocorreram:
  • Ser visitada por um anjo de Deus, ser chamada “agraciada” e receber uma missão radical de vida]
  • Dar à luz, de forma sobrenatural, ao Filho de Deus, O Messias
  • Ter um casamento, possivelmente antecipado, “conturbado” que a desinstalasse física e socialmente por toda a vida
      Os imprevistos são os momentos em que nosso senso de fé mais se manifesta, apesar de nossos temores e da sensação da falta de controle! Precisamos nos preparar para conviver, todos os dias, com a possibilidade dos imprevistos: isso é o que nos ajudará a fortalecer nossa relação com a realidade da vida e com dependência no poder de Deus


FOI UMA MULHER QUE ENFRENTOU A DOR E O SOFRIMENTO DA PERDA
      Será que alguém tem dúvida disso? Ela conviveu com o sofrimento de várias formas, exatamente como ocorre conosco (embora não sejam necessariamente os mesmos). Sofrimento é um companheiro na jornada da vida que não fazemos questão de ter por perto, mas, precisamos que apareça para nos colocar de volta nos trilhos da realidade e na vocação da fé
      São os percalços da vida que nos leva a despertar a “compaixão” que tanto faz falta à humanidade – Maria sofreu e foi compassiva. Este é, também para nós, um desafio vocacional: retirar do sofrimento a lição da compaixão, e não o sentimento de vítima ou a crueldade da desistência e da vingança.
      Maria conviveu com a “perda” de Jesus em vários estágios: na infância, quando tornou-se adulto e saiu [de casa] para o ministério, quando se dedicou por inteiro à missão do Pai e ao discipulado, quando morreu na cruz e, finalmente, quando subiu aos céus.
      Na relação com Deus¸ precisamos aprender que nossas perdas podem ser, várias vezes, parte de processos de mudanças através dos quais Ele está no guiando para uma experiência mais profunda da vida e dele mesmo! Isso pode fazzer parte do processo de nos fazer cada vez mais bem aventurados(Mt. 5:3-12)


FOI UMA MULHER QUE EXPERIMENTOU E CONVIVEU COM O SOBRENATURAL DE DEUS
Alguns momentos extraordinários marcaram a vida de Maria e sua relação de fé com Deus:
  • A visitação de Deus por meio de um anjo
  • A gravidez sobrenatural (inexplicável e comprometedora)
  • As palavras “proféticas” por ocasião da consagração de Jesus - criança
  • A participação direta no primeiro milagre de Jesus(segundo o evangelho deJoão)
  • Os vários sinais, prodígios e milagres operados por Jesus que ela presenciou
  • A jornada da paixão e morte de Jesus
  • A maravilha da ressurreição e de ascensão de Jesus
      Os imprevistos com os quais convivera, e por mantido a sua devoção acesa, fizeram com que ela percebesse que, de fato, o Reino eterno de Deus havia manifestado em seu filho(Lc.1:33), e que era Deus quem estava no controle total de sua vida – e de todas as circunstâncias...
      Todos temos sede e/ou necessidade de manifestações sobrenaturais de Deus – A graça foi estendida a todos nós: somos candidatos a experiências inimagináveis! Maria foi chamada de “agraciada”. Lembre-se de que “graça é um favor imerecido”. Deus a visitou por escolha dele e não dela. Portanto, nós, que temos sido agraciados em Cristo(Ef.2:8,9), estamos na agenda para as manifestações de Deus em nosso caminho.

FOI UMA PESSOA CONSIDERADA BEM AVENTURADA POR DEUS
      Primeiro, como disse antes, porque foi “agraciada” e ser contemplado por graça já é uma bem aventurança – Isso é motivo de grande celebração! Bem aventurados tem a ver com ser plenamente abençoado! Ao usar a expressão “bem aventurado” dirigindo-se a alguém, Deus não está dizendo apenas que tal pessoa é feliz, mas que é plenamente abençoada(Jo.10:10).
      Depois, porque foi dada à ela a capacitação para desenvolver uma das missões mais difíceis: ser mãe, e mãe do Redentor. Alguns pensam que ter sido aquela Maria foi algo fácil. De forma alguma! Assim como não é fácil ser hoje outra Maria, José, Joaquim, Pedro, Rafaela, Celso, ou qualquer outra pessoa com uma missão de ser luz nesta vida(Mt.5:14), a fim de que o Redentor, Jesus, seja conhecido e crido pelas pessoas deste mundo.
      Enfim, ela teve coração humilde para ser mãe, serva e discípula – Ele vivenciou, como poucos(e talvez como ninguém), o caminho do discipulado de Jesus. Não se reteve pela idade, e muito menos pela posição funcional de mãe. Reconhecer Jesus como Senhor – o grande Rei – é atitude de quem sabe o seu próprio lugar e sua própria função na vida. Como todos nós, ela foi criada para expressar a glória de Deus em sua vida e compartilhar o seu amor com todos... e ela topou a parada e seguiu adiante sem desistir!


      É por essas, dentre tantas outras razões, que ela foi chamada por Deus de “Bem aventurada”. Será este um “rótulo” que nós também gostaríamos de receber de Deus? Que o nosso coração esteja, hoje mesmo, disposto a ser visitado, tocado, transformado e enchido pela Presença de Deus!

Celso Tavares