quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

ALCANÇANDO O SEU POTENCIAL

Quando você pensa sobre alcançar o seu potencial, qual é a primeira coisa que lhe vem à mente: certa formação acadêmica ou algum tipo de trabalho/emprego? Sucesso financeiro? Riqueza material? Uma grande família e uma casa legal? Conquanto cada uma dessas coisas tenha o seu devido valor, nenhuma produz o testemunho para o nosso verdadeiro potencial.
Potencial, da perspectiva de Deus, é a capacidade que Ele lhe deu para alcançar e realizar a Sua vontade.
 Como um cristão “crente” você possui um potencial tremendo. E isso não é porque tenha um dom ou talento extraordinário. É assim por causa da vida que você possui através de Jesus Cristo. Quando Deus o(a) vê, Ele vê o seu valor baseado no que o Seu filho fez por você na cruz do Calvário.

Em qualquer momento que se sentir desafiado(a) e não tiver a certeza de estar no caminho certo, vá a Deus em oração. Peça ao Senhor para ajudá-lo(a) a ficar focado(a) no trajeto que Ele tiver colocado diante de você.

Dificuldade tem uma maneira única de desenterrar o seu potencial escondido. Deus lhe fortalecerá quando você se comprometer a enfrentar o desafio. Você pode ter pensado em desistir, mas, não menospreze o fato de que pode estar neste momento diante de uma grande oportunidade. Deus usa as circunstâncias como uma avenida de bênçãos. A única maneira pela qual Ele pode expor o nosso verdadeiro potencial é nos colocando em situações onde a nossa fé é esticada e a nossa obediência é provada.
 É neste momento que rendição(entrega total) torna-se o primeiro passo para alcançar o potencial que Deus colocou profundamente dentro de nós. O segundo passo é desenvolver uma confiança profunda em Cristo e em sua capacidade. Potencial é uma palavra que ativa a imaginação: é engraçado pensar no resultado final – como será maravilhoso conquistar a vitória em determinado esporte ou que sensação grandiosa quando alcançar aquela promoção – mas certifique-se de que os seus sonhos não sejam fantasias que promovem os seus desejos egoístas enquanto deixa Deus de fora. O terceiro passo é fazer as coisas de acordo com a liderança e o tempo de Deus. Embora a gente queira acelerar as coisas, o único jeito de alcançar o seu potencial é permanecer alerta ao tempo de Deus.

Apesar de Deus está lidando com o desgaste e o estresse que você enfrenta, Sua maior preocupação é ajudá-lo(a) a alcançar o seu verdadeiro potencial. Problemas – ou tribulações – tem uma maneira singular de trazer à tona o que temos de melhor em nós, especialmente quando permitimos que Deus nos guie através da dificuldade. A sua atitude, desejo e determinação – tudo isso – desempenham um papel importante na construção e na manutenção do seu potencial.

Você pode se sentir frustrado com o seu patrão ou emprego e encontrar-se agora fazendo apenas o suficiente para sobreviver ali. No entanto, embora você possa, de certa forma, sair fora com suas ações em casa ou no trabalho, na realidade, ao agir assim, você é quem é o perdedor. Isso porque está perdendo uma das maiores recompensas de Deus: a Sua bênção derramada sobre a sua vida em resposta a uma atitude de obediência e a uma determinação fervorosa. O amor de Deus sempre nos motivará a fazer o nosso melhor mesmo em situações ruins.

Ele nos ordena a tomar cuidado com qualquer tipo de amargura ou falta de perdão. Peça a Ele para ajudá-lo(a) a não se prender a nada que possa fazer com que você fique distante de ser o seu melhor. Se alguém lhe feriu, você pode ir a Deus a expressar a dor que está sentido. Você não precisa sofrer sozinho(a). Deus quer ajudá-lo(a) a romper-se com as trevas para assim pode viver livre na luz da Sua graça e amor.
 Deus lhe salvou de forma que você pudesse impactar o mundo para o Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Quando sua vida tiver passado aqui e você tiver completado as tarefas que tinha diante de si, o que gostaria que os outros dissessem a seu respeito? A maior honra que um homem ou uma mulher receberá de Deus está escrito em Mateus 25:21: “Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, e eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!
Você pode alcançar o seu potencial pleno quando o foco da sua vida está colocado em Jesus Cristo.

ALGUNS PASSOS PARA ALCANÇAR O SEU MAIOR POTENCIAL
  1. Peça a Deus para lhe dar o desejo de alcançar o seu potencial – Sem desejo você não terá motivação para estabelecer alvos e sonhar com o futuro.
  2. Esteja disposto a tomar a decisão de seguir em frente confiando em Deus – Faça o compromisso de jamais negociar as suas convicções divinas.
  3. Busque a direção e a orientação de Deus.
  4. Seja determinado – Nós devemos permanecer determinados a seguir a Cristo não importa o que cruzar o nosso caminho.
  5. Desenvolva as habilidades que Deus lhe concedeu – Peça a Ele para lhe ensinar como ser tudo o que Ele deseja que você seja.
  6. Desprenda-se do modo de pensar “mundano” (secular) – Isso demandará certo esforço de nossa parte, uma vez que quase tudo que nos cerca é um reflexo da filosofia do mundo – Veja II Tm. 2:15.
  7. Seja disciplinado em sua mente e em seu corpo – Ninguém alcança o seu pleno potencial enquanto brinca com o pecado.
Deixe que isso seja o seu alvo para este ano que começou: ser um filho de Deus digno do Seu chamado, refletindo sempre a Sua vida com honra e louvor.



[i] Extraído e compilado de “Reaching Your Potential”, Charles F. Stanley, Revista “In Touch”, Janeiro,1996.