terça-feira, 21 de junho de 2011

UM GRÃOZINHO DE AÇÚCAR... REFINADO!

Essa é a lição que foi compartilhada pelo ensino na celebração do último domingo: "Uma fé do tamanho de uma pedrinha de açúcar(refinado) é que precisamos para ver situações aparentemente impossíveis de serem mudadas sendo transformadas em verdadeiros milagres!"
Uma ilustração que inspirou a reflexão pode ser achada no livro "A Mensagem Secreta de Jesus" de Brian McLaren(pp.71-77), e penso que vale a pena deixar a imaginação voar e refletir nas possibilidade da lição:

Vamos supor que uma repórter de um noticiário de TV se aproxime de Jesus e lhe diga: "Jesus, ainda temos trinta segundos antes do intervalo comercial. Será que poderia nos dizer em poucas palavras qual é o conteúdo de sua mensagem?" O que ele diria?"

"Todas as pessoas precisam reconsiderar suas vidas individualmente e devem reconsiderar nossa cultura com um todo e imaginar um futuro ainda não imaginado para nosso mundo"- ele poderia dizer. "Porque o Reino de Deus está aqui. Pode contar com isso."

A repórter poderia dizer: "Ahn, bem, sim. E como exatamente você definiria o Reino de Deus? Temos quinze segundos."
Posso imaginar Jesus dizendo: "Bem, o Reino de Deus é como um homem que tinha dois filhos..." Mais algumas frases sobre a história, a repórter interrompe e corta para os comerciais. Jesus acabou de perder uma grande chance de fazer com que sua mensagem causasse uma profunda impressão. Longe das câmeras, a repórter está curiosa: "Você poderia terminar a história a respeito do homem e de seus dois filhos?" Jesus conta a história e se prepara para partir. Porém, a repórter, ainda curiosa, sugere que tomem uma xícara de café. Os dois se dirigem a uma cafeteria e retomam a conversa: "Permita-me perguntar mais uma vez - será que poderia definir isso que você chama de 'o Reino de Deus'?"

Jesus começa: "É como uma mulher que fazia pão." 
"Não", interrompe a repórter, "não quero saber com que se parece. Quero saber o que é."
Jesus sorri e diz: "Bem, o Reino de Deus é como um comerciante de café procurando pelos melhores grãos de café orgânico para negociar..."

...a nossa repórter imaginária - que, a despeito de ser uma contadora de histórias, continua resistindo às histórias de Jesus. "Perdoe-me por interromper, mas em outra oportunidade estarei mais interessada em ouvir a mais algumas de suas histórias. Mas será que não existe outra maneira de você me falar sobre o Reino de Deus que não seja através de hist..." - a repórter começa a tossir e não consegue completar a frase. "Desculpe, são estes cigarros", diz ela a seguir, apontando para uma caixa em sua bolsa. "Sou viciada em cigarros há anos e ultimamente tenho me preocupado... será que desenvolvi um câncer de pul..." - outra sessão de tosse. 

Imagine que Jesus se curva sobre a mesa e toca em seu braço. "Você gostaria de ser curada dessa tosse?", pergunta a ela.
"Eu gostaria de ser curada do meu vício da nicotina enquanto ainda estou viva com ele", ela responde com um sorriso, que é seguido por outro acesso de tosse.

"Isso pode ser resolvido", diz Jesus, perguntando a seguir: "Você crê que Deus pode curá-la?"
De repente a repórter fica séria: "Bem, suponho que sim. Eu creio que... você sabe, que é possível teoricamente. Mas minha fé é tão microscópica...", ela responde.

Jesus então lhe diz: "Tudo o que se precisa é de uma fé microscópica, do tamanho deste grão de açúcar aqui na mesa. Por isso a sua fé microscópica te curou." A repórter se dá conta de repente de que a ânsia por tossir e o impulso para fumar desapareceram por completo. Ela respira fundo e percebe que seus pulmões não se sentiam tão plenos e saudáveis há muitos anos. "Eis aí um fôlego do Reino de Deus", diz Jesus. Com um sorriso, se levanta, deixa algum dinheiro sobre a mesa e sai da cafeteria.

A repórter ergue-se às pressas e o alcança à porta. "O que acabou de acontecer comigo? O que foi isso tudo?" Jesus para na calçada, volta-se para a repórter e lhe diz: "Isso foi um sinal, uma maravilha. Por ser um sinal, representa a realidade e a natureza do Reino. Como uma maravilha, te deixa completamente maravilhada; faz você pensar; quebra todas as suas categorias sobre o que é possível ou impossível. É assim que o Reino é. O que impossível com a humanidade é possível com Deus."

Então, é isso. O que Deus deseja e espera de nós é que...
- Creiamos...
- Obedeçamos...
- Coloquemos a nossa fé - simples e genuína como é - em ação.

Paz e alegria!

Celso Tavares

0 comentários:

Postar um comentário