sexta-feira, 9 de abril de 2010

EMOÇÕES BOMBARDEADAS: TÁ PREPARADO?

"Nem sei por onde começar..." Esta é um jargãozinho utilizado normalmente quando estamos tentando compartilhar alguma coisa que, na verdade, trata-se de um desencadeamento de eventos anteriores, não é mesmo? Pois é, é assim que me encontro neste extao momento: tentando articular a melhor maneira de colocar em texto o que me veio ao coração neste dia.

Falar que estamos vivendo dias onde tudo parece estar voando rápido demais: as horas, a tecnologia, as pessoas, a moda, as notícias etc, etc, também não é novidade. Mas, como essa realidade, com a qual estamos nos acostumando, nos empurra tanta pressão emocional!

Encaremos os fatos:
  • Num dia, recebemos notícias sobre uma tragédia horripilante acontecendo no Haiti(um país onde nós, os brasileiros, temos colocado os pés, as mãos, as armas, a educação etc): aí, passamos horas a fio buscando mais informações, tentando solidarizar com o povo "de lá", mobilizando orações e esforços e assim vai..
  • Logo em seguida, antes de nos retornarmos às nossas adversidades e sofrimentos "normais" da vida, o plantão quase simultâneo da mídia (escrita, televisiva, virtual...) nos chama a atenção para outro desastre descomunal ocorrido no Chile. Misericórdia!
  • Dias depois, ficamos sabendo que a terra brasileira(nordestina, é mole?) também andou tremendo(Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba). Ai, ai, ai... quem andou sacudindo o Brasil?
  • Enquanto isso, tentamos nos entreter com os lançamentos dos produtos hollywoodianos como 2012, Avatar, Guerra ao Terror etc... Meu Deus, que sensação apocalíptica!
  • Ah, sim... tem momentos de descontração: o emagrecimento do Faustão, a Fazenda 2, o Big Brother, o suspense sobre o ganhador da maior mega-sena acumulada, o final de O Caminho das Índias, as ofertas das Casas Bahia, dentre outras coisas do tipo...
  • Mas, enquanto isso, a cidade de São Paulo estava clamando pela manifestação de um novo Noé: um doido para construir uma arca que pudesse ajudar os habitantes a cidade, não apenas a se locomover, mas a sobreviver... E a chuva, nada de parar! Esse negócio de "hoje, em tal lugar, já choveu o que estava previsto para o mês inteiro", já se tornou frase previsível e repetitiva em noticiários e comentários meteorológicos. Como se não bastasse isso, relata-se que em certa região do estado de SP começaram a desaparecer, misteriosamente, adolescentes na faixa etária entre 14 e 17 anos: mistério! Mas, perto de nós, em Betim, algumas moças também estavam desaparecendo, sem explicação, enquanto se moviam da casa para a escola, ou para o trabalho... Êta insegurança!
  • Mas, como bons brasileiros, nós jamais desistimos: vamos nos desconstrair um pouco mais pensando na proximidade da Copa do Mundo de futebol, na África do Sul: é contagem regressiva. Êpa!! Houveram atentados causando mortes de jogadores nas bandas de lá (notícias de futebol!). E pra piorar, na última semana mataram um líder político de grande importância naquele país e mandaram(supostamente os autores) recados para os outros países não enviar suas seleções para lá: mas, fiquemos tranquilos, alguém de lá veio a público e disse que tal ameaça é mentirosa! Que alívio... então, teremos a copa, né? Poxa, precisamos de uma folguinha emocional! Se não der de futebol, até de natação vale: afinal, o Cielo é o Senna das águas! Brasil zil zil!
  • Enquanto isso, o valor do IPTU na região de BH foi recalculado e alguns de nós receberam os boletos com até 300% de aumento! Mas, alguns receberam redução considerável. Dá um desconto aí, né? Quem eles querem enganar?
  • Parece ser melhor ficar apenas com os noticiários religiosos. Estes devem trazer mais esperança pra nós... Só que ao buscar as noticias religiosas, somos encharcados de relatos sobre pedofilia por parte de sacerdotes católicos em várias partes do mundo. Então, vamos ficar só com as atualidades evangélicas: pastores estão brigando via internet; seminaristas evangélicos abusando sexualmente de moças piedosas; o clamor por dinheiro para "bancar" o estrelato via pregações, livros, dvds, cds etc (até com cheque pre-datado) proliferam-se assustadoramente... Então, mudemos para outro setor: Um rapaz membro da seita do "santo" Daime ficou doidão e matou um irmão de fé, pessoa pública, covardemente. Tudo bem, são só algumas noticias de coisas que já vão passar(mas, vem passaaannndo há décadas!).
  • Aí, quando a gente tentava esquecer um pouco disso, eis que surgem as imagens massificadoras e permanentes do julgamento do casal Nardoni acusados de assassinar a pequena Isabella... Foi difícil até ouvir músicas no rádio e até saber notícias de Brasília(da câmara e do Planalto - como gostamos disso!)... A mobilização e a comoção pública foi gigantesca. Realmente, foi difícil ficar indiferente! Mas, como diz certo narrador da tv(tagarela que é uma coisa!): "Haja coração, amigo!" Mas, passou(será?)... o casal foi julgado, condenado e a gente segue em frente...
  • Voltemos às diversões para descansar a mente: a Apple aunciou o lançamento do iPAD - a gente nem sabe do que se trata, mas, já falaram que nós "precisaremos" desse negócio já já, e que futuramente pode até substituir os laptops(para quem não sabe são os notebooks. Não sabe ainda? aqueles computadores pequenos, de mala e colo, caros e de muita utilidade pra poucas pessoas). Mas, se não der para comprar um, então troque novamente o celular por um mais moderno porque o seu, certamente, já está ultrapassado(se já o tiver há mais de 8 meses). Tem mais: os carros de preços populares no Brasil são os mais caros da América do Sul por causa dos impostos, mas como financiamento(lê-se endividamento) ficou acessível a todos, não deixe de comprar um novinho - é o que as propagandas que nos entretem anunciam. Ricardo Eletro ou Casas Bahia? Compre o que quiser... tá tudo baratinho e você pode ficar pagando, pagando, pagando...
  • Assim, nas últimas semanas acompanhamos a vitória do Obama, aprovando uma nova política de saúde(que estende cobertura a mais de 32 milhões de pessoas nos EUA), embora grande parte da população e dos políticos americanos tenha ficado com raiva preferindo enviar bilhões para os armamentos e guerras! Mas, e nós com isso! Enquanto isso, no Brasil, a saúde e a educação andam daquele jeito... Se bem que este é um ano de eleição, então alguma coisa(boa?) deve surgir por aí: nem que sejam apenas viadutos como aconteceu em São e em BH(embora vigas de sustentação de vias movimentadas em ambos os lugares tenham caído sobre os carros nas últimas semanas). Vá entender!
  • No noticiário internacional, apenas mais algumas coisinhas: um terremoto na ilha de Sumatra com ameaça de tsunami, na Indonésia, o assassinato terrorista de cerca de 30 pessoas na em Moscou, mais de 200 mortos num terremoto no México que fez tremer terras americanas, dentre outras tantas...
  • Mas, entre essas coisas todas, convivemos com outras coisas boas e engraçadas: o Arruda, governador do DF foi cassado; os campeonatos de futebol estaduais estão chegando na reta final: que coisa boa(enquanto o meu time tá por ali! "Vou festejar!..."), a conta de luz vai sofrer redução e, caso alguém se atrase para pagar não precisa correr tanto antes que cortem o fornecimento de energia(desde que pague o mais rápido possível!); as vagas nas universidades federais não foram totalmente preenchidas, ainda há lugar para quem está tentando(essa é engraçada! Afinal, poucos tem acesso ao ensino fundamental e médio que os possibilitem entrar para a elite da educação no país); o Rick Martin assumiu ser gay(para alguns é engraçado, para outros[as] é tragédia): tá vendo como a gente nem sabe do que rir?
  • Chegamos aos momentos mais recentes(pelo menos até hoje de manhã): o clima está mudando, esfriando bem, e já começaram as ameaças que entram dentro das nossas casas sem pedir licença: a dengue e a gripe causada pelo vírus H1N1(chamada de gripe suína) - ambas já iniciaram seus processos de destruição de vidas humanas pelas terras brasileiras. Tem gente que não sabe se tormar a vacina vai ajudar ou piorar(cá entre nós, uma sugestão: se vocês está entre os "eleitos" - por causa da idade ou de outros fatores - vá receber a vacina enquanto é tempo e enquanto não anunciam que acabou o estoque!). Já começaram os primeiros tiros eleitoreiros: os pre-candidatos(candidatos, na verdade!), já estão ensaiando o punhado de bla bla bla que vai encher os jornais, rádios, tvs e agora também a internet a partir de julho. Ai, meu Deus, se o Senhor não despejar sabedoria sobre nós, e de forma bem clara, a gente vai chutar pra tudo quanto é lado(há uma escassez de candidatos e de integridade)!
  • Além de manter o coração firmado no cuidado de Deus, tentei, recentemente, ser criativo e relaxar a mente e o coração de uma maneira diferente: liguei a tv para assistir um filme dos "Três Patetas". Enquando ensaiei umas risadas, percebi que meus filhos não achavam a menor graça. Tava na cara deles algo do tipo: "O que que é engraçado nisso aí? Esse negócio é muito antigo e 'devagar'!" Então tá bom, vamos assistir Shrek 2 ou 3, sei lá, pela centésima vez... Sabe que valeu a pena?
  • Finalmente, é claro, não podia deixar de encerrar esta coletânea de bombardeios sem mencionar dois episódios atuais que precisam mexer conosco, de alguma forma: primeiro, a insistência do governo em construir a hidrelétrica de Belo Monte nas terras do Xingu correndo o risco de causar enorme devastação ambiental e invadir(inundado) as terras habitadas por povos indígenas. Parece que desapropiração e destruição por inundação está agradando os políticos desse país. Depois, ainda estamos perplexos diante da tragédia que se instaurou nesta semana sobre a cidade do Rio de Janeiro por causa das fortes chuvas gerando enchentes, deslizamento de terras, mortes(quase 200 pessoas no estado), milhares de desabrigados, destruição de estruturas básicas da cidade etc. Não há como não chorar com os que sofrem, embora a sensação de impotência seja enorme! Como precisamos ter emoções temperadas pela sensibilidade do coração Divino!
Bem, minha gente, por mais que pareça que eu queira destacar as "desgraças", não é este o meu propósito. Na verdade, o que quero é compartilhar essa necessidade que todos temos de trabalhar, de maneira adequada, a mente, o coração e a alma. Precisamos de alguns filtros e muita sensatez para lidar com todo esse bombardeio de informações que, de alguma forma, sacodem nossas emoções e, consequentemente, podem nos deixar indiferentes diante do sofrimento e contentes diante do que é ilusório.


Não se amolde ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus!"(Rm. 12:2)
De repente, sem querer aqui ditar receita legalista, talvez a gente precise estabelecer algumas medidas preventivas e disciplinadoras: assistir a apenas um jornal na tv, variar nas escolhas de filmes(novelas etc), ouvir uma boa música(relaxante e confortadora), estabelecer momentos específicos para prestar ajuda solidária, ser honesto a respeito de nossas necessidades - sobretudo materiais -, ajudar a diminuir a quantidade de carros circulando pela cidade(combinar caronas, sair de carro quando necessário etc), levar a sério as instruções a respeito do cuidado com a própria saúde e com a saúde dos outros, usar os meios de comunicação de forma genuinamente cristã - e até "profética": substitua os e-mails que normalmente encaminha em lista sobre coisas superficiais, produtos de consumo, piadas etc, por mobilização baseada em informações sólidas, a fim de fazer chegar aos nossos representantes políticos(que "colocamos" lá através dos nossos votos) solicitações de justiça, sensibilidade social, e "vida justa" para todas as pessoas, ou mesmo suas próprias e sinceras palavras de fé, encorajamento e esperança.

Acima de tudo, busquemos insistentemente a voz e a presença de Deus, diariamente, a fim de que Ele nos instrua, nos capacite, com sensibilidade, graça e amor, e nos guie nos caminhos desta vida de maneira que representemos e expressemos, de fato, a manifestação do Reino dele!

Shalom!

Celso Tavares

0 comentários:

Postar um comentário