segunda-feira, 31 de agosto de 2009

"COMUNHÃO, COMUNIDADE E COMIDA"


Três palavras deliciosas! A comunhão gera unidade, edificação e terapia. A comunidade gera abrigo, relacionamentos, aceitação e serviço. A comida... ah, a comida... Esta gera confratenização, prazer, nutrição e muita, muita oportunidade de companheirismo e conversa.

A comunhão nos propõe compartilhar os fardos, as angústias, a oração, a adoração e os vínculos existenciais. A comunidade, por outro lado, nos convida a praticar a convivência alinhando os propósitos e comungando os valores. A comida... ah, a comida... Ela nos sugere compartilhar o "pão": a presença, o alimento e as panelas.

A comunhão toca profundamente os nossos princípios e anseios espirituais, e ainda nos faz crescer na virtude do amor. A comunidade propicia alívio e restauração para a alma, é um verdadeiro vigor para a nossa fé. A comida... ah, a comida... Ela fomenta festa: lança no ar o convite para celebração, a celebração da esperança: há um banquete nos aguardando na eternidade, bem ali ao lado do Cordeiro de Deus.

A comunhão começa a se manifestar no nosso coração. A comunidade toma forma na caminhada em parceria e nos encontros circunstanciais. A comida... ah, a comida... Esta surge nos fogões e se faz presente, completamente, ao redor da mesa. Não foi por acaso que Jesus gostou tanto de compartilhar o seu coração neste "lugar estratégico"- ao redor da mesa.

Pois é. Deus nos chama para viver em comunhão, com Ele e com os outros. Deus estabeleceu a igreja para, antes de mais nada, "ser" uma comunidade. E Deus ainda propiciou através da comunidade a oportunidade de planejarmos, produzirmos e deliciarmos juntos a prazerosa bênção chamada "comida".

Por isso é que a Ceia sagrada é comida que alimenta o corpo, a alma e o espírito. É bom participarmos da celebração litúrgica e simbólica da ceia. Mas, melhor ainda é participar de uma ceia quando ela vem rodeada de comunhão, comunidade e comida.

É isso que estaremos fazendo neste domingo, dia 6 de setembro: iremos juntar as panelas, e compartilhar a comida, fazendo isso em comunidade e saboreando a graça da comunhão.

Portanto, traga a sua panela (com ou sem conteúdo) para nossa celebração ao redor da mesa. Ali mesmo na Casa da Vinha, encerraremos a reunião com essa festança.

Espero por você.

Paz e muita alegria!

Celso Tavares


0 comentários:

Postar um comentário